sábado, 3 de novembro de 2012

Deus pode não cumprir suas promessas?

1 Samuel 2:12 "Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor "

1 Samuel 2:30  "Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo." 

A família de Eli descendia da Tribo de Levi e eles foram escolhidos para servirem ao Senhor como sacerdotes, e oferecerem sacrifícios sobre o altar. O Senhor havia feito-lhes uma promessa: 

1 Samuel 2:27-28 "E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio do faraó?Escolhi seu pai dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, subir ao meu altar, queimar incenso e usar um colete sacerdotal na minha presença. Também dei à família de seu pai todas as ofertas preparadas no fogo pelos israelitas." 

Ser um sacerdote e servir a Deus era uma grande honra (como ainda é), mas implicava em responsabilidades, tanto no serviço no Templo, quanto no exemplo de vida, no caráter e integridade pessoal e familiar.

Os filhos de Eli também serviam no Templo como sacerdotes e cometiam todo tipo de pecado. Desprezavam as ofertas dedicadas ao Senhor, se prostituíam com as mulheres que ministravam à porta da revelação.

Eli negligenciou a educação de seus filhos, o ensino da Palavra, o temor a Deus. Ele honrou mais seus filhos do que a Deus. 

Eli não disciplinou seus filhos. Como pai, ele não fez seu papel, preferindo deixar seus filhos pecarem no Templo do Senhor. Ele não teve autoridade sobre a vida dos seus filhos.

Quantos pais hoje vemos cometerem o mesmo pecado de Eli. Sem autoridade, negligenciando na educação de seus filhos.

A santidade de Deus não suporta o pecado. Todo pecado tem sua consequência e o resultado da família de Eli foi que eles foram cortados definitivamente do ofício sacerdotal, apesar da promessa que havia sobre a vida deles.

Nessa época o ofício sacerdotal era passado de pai para filho.

1 Samuel 2:35 "Levantarei para mim um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o meu coração e o meu pensamento. Edificarei firmemente a família dele, e ele ministrará sempre perante o meu rei ungido." 

Números 23:19 "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?" 

Deus não se arrepende de ter feito uma promessa, ou deixa de cumprir uma promessa na vida do homem, mas o próprio homem, com suas atitudes e pecados, que desiste da promessa de Deus.

O pecado sabemos que traz separação entre o homem e Deus.

Quando o homem escolhe uma vida de pecado, ele escolhe viver separado de Deus e como consequência perde as promessas que Deus tem para sua vida.

Deus só muda seus planos em razão das atitudes dos homens, devido a desobediência em viver de acordo com a Palavra de Deus.

Sabemos que hoje estamos embaixo da graça, mas não podemos nos esquecer que para usufruirmos dessa graça foi pago um alto preço. Jesus deu sua vida por nós, pelos nossos pecados ele foi morto na cruz.

O Senhor espera de nós um compromisso com Ele e com Sua Palavra. 

O Senhor quer obediência e santidade de nós.

Deus se alegra em cumprir suas promessas nas nossas vidas, mas a responsabilidade em responder à altura de Seu chamado é nossa.

Ele nos capacita e nós nos submetemos em amor.

Não vamos negligenciar aquilo que nos foi dado com tanto amor: Nossa Salvação.

Deus só não cumprirá Suas promessas para a sua vida, quando você escolher viver separado dEle através do pecado.

Música: Eu Escolho Deus - Thales Roberto




2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, e também pela postagem bastante respaldada na Palavra de Deus!
    Tirou e esclareceu todas as minhas dúvidas com relação as promessas de Deus para a vida do Homem!
    Que Deus continue te abençoando e iluminando a sua mente, para que possas continuar com postagens deste estilo.

    Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, e também pela postagem bastante respaldada na Palavra de Deus!
    Tirou e esclareceu todas as minhas dúvidas com relação as promessas de Deus para a vida do Homem!
    Que Deus continue te abençoando e iluminando a sua mente, para que possas continuar com postagens deste estilo.

    Amém!!!

    ResponderExcluir