quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 Na leitura de hoje no livro de Neemias me deparei com um versículo que me chamou a atenção.


Neemias 12:43 E naquele dia contentes ofereceram grandes sacrifícios, pois Deus lhes enchera de grande alegria. As mulheres e as crianças também se alegravam, e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe.

Eles estavam muito felizes e estavam adorando ao Senhor e o som da alegria deles era ouvido de longe.

No livro de Esdras também podemos ler algo semelhante:

Esdras 3:11 Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: "Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre". E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.
A adoração em alta voz normalmente incomoda algumas pessoas. Muitos estranham quando estamos adorando em alta voz e gritos.

Gritar, bater palmas, pular, dançar...são expressões da adoração.

Eu não me torno um adorador por fazer essas coisas, mas através de gritos, palmas, levantar as mãos eu estou expressando naquele momento a alegria de estar na presença de Jesus e poder adorá-Lo.

Mas, a dúvida geralmente é: " Mas, existe um padrão para adorar? Se eu não sou extravagante não sou adorador?"

Sl 100:4 “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.”

Não deveríamos vir a Deus somente com problemas e pedidos, como fazemos na maioria das vezes, mas sim com LOUVOR

Sl 100:2 “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” 

Cântico = r@nanah= grito retumbante, brado (de alegria)  

Aqui nesse versículo quando diz " Apresentai-vos diante dele com cântico", está dizendo " Apresentai-vos diante dele com gritos, com brados de alegria".


Abaixo apresentarei sete palavras hebraicas que são passos que nós podemos dar para atrair a manifesta presença de Deus.


Modelo para subir a montanha da presença de Deus.

1- TOWDAH – ações de graça - um sacrifício de ações de graças que é demonstrado com o levantar das mãos em adoração e aceitação, com as mãos demonstramos agradecimento pelo que Deus já fez e pelo que ainda fará.
 O cristão deve louvar a Deus em duas ocasiões: quando ele tem vontade de fazê-lo e quando ele não tem vontade de fazê-lo.

TOWDAH é quando nos animamos e nos alegramos naquilo que Deus nos prometeu mesmo que ainda não tenha acontecido e mesmo que não “estejamos sentindo” vontade de louvar a Deus.
TOWDAH – AÇÕES DE GRAÇAS – contém FÉ. Há uma EXPECTATIVA.

É o sacrifício de louvor - Adoramos porque Ele é digno

Sl 100:1-4  Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
     Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
     Entrai por suas portas com ações de graças (towdah)  e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças (yadah) e bendizei-lhe o nome.

Deus quer SACRIFÍCIO DE LOUVOR (TOWDAH), quando sentimos ou não vontade de fazê-lo, este sacrifício pode até ser acompanhado de gritos de triunfo e voz de alegria (vs.1 e 2)

Louvor NÃO tem como base nossas emoções ou sentimentos e SIM um entendimento de que ELE É DIGNO de nosso louvor

TOWDAH é o início lógico da adoração do cristão.

Levantar as mãos entre outros significa – necessidade e rendição

2 – YADAH  louvar com as mãos erguidas numa entrega total de si mesmo em adoração; confessar (o nome de Deus, pecado); agradecer. Carrega o significado de rendição absoluta como uma criança faz com o pai.

Nos sentimos mais fortes no espírito e com as mãos erguidas nos movemos da súplica para a saudação

YADAH é uma reação do homem a presença de Deus que respondeu ao sacrifício de ações de graças oferecido – TOWDAH – começamos a mover da mente para o coração

Sl 111:1 Aleluia! De todo o coração renderei graças (yadah) ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembléia.

3 – HALAL – celebração – brilhar, vangloriar-se, mostrar esplendor, louvar, celebrar, glorificar; mostrar-se como um tolo, agir como um louco

É o radical de aleluia – halal a Javé – Glória a Jeová

 Sl 150
1  “Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
2  Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
3  Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
4  Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
5  Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
6  Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!”

Todas as vezes que aparece a palavra HALAL ela sugere que nós devemos celebrar, vangloriar-se no Senhor, mostrar-se como um louco, parecer um tolo na presença de Deus

Hoje tal tipo de comportamento é visto em estádios de futebol e em shows de cantores famosos, mas este pertence a Igreja quando em adoração ao Senhor

HALAL é uma expressão de louvor pública – precisamos mostrar esse louvor exuberante na congregação levando outros a desejarem adorar nosso Deus.

Nossa boca precisa se abrir em uma exuberante expressão de louvor a Deus, mesmo que isso nos faça parecer tolos.

E é o que muitos pensam quando estamos louvando, que somos tolo, loucos por agirmos dessa forma. Foi como Mical pensou de Davi, quando ele entrou na cidade com a arca, dançando e gritando de alegria. Mical não conseguiu entender aquela atitude de Davi e muitos também não conseguem nos entender.

Sl 63:5 “com júbilo (com voz de alegria, com cantico de jubilo, com voz de triunfo) nos lábios, a minha boca te louva (halal)”

4- ZAMAR – louvor melodioso – tocar as partes ou cordas de um instrumento; fazer música acompanhada pela voz; um dos verbos musicais para louvor no livro dos Salmo. Carrega a idéia de fazer música em louvor a Deus como no Salmo 92:1-3. Também significa tocar as cordas, e se refere a louvor que envolve adoração instrumental como no Salmo 150. É geralmente traduzida como “cantar louvores” 

Davi inventou instrumentos e formou uma orquestra para tocar 24 horas diante do Senhor

Sl 144:9 “A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores”.

Sl 147:7 “Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores (zamar), ao som da harpa, ao nosso Deus

A música nos dá unidade de pensamento, sentimento, vocabulário e foco. Nos capacita a responder a Deus como uma unidade

2 Cr 5:13 “e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicais para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;”

5- BARAK – adoração – ajoelhar-se; bendizer a Deus como um ato de adoração; prostrar-se; louvar . Fisicamente aplicada significa ajoelhar-se com um reconhecimento no coração do fato de que Deus é o meu rei e que eu me rendo a Ele. Eu estou reconhecendo-O como Rei e Deus

Sl 95:6 “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos (barak) diante do SENHOR, que nos criou”

BARAK é um contraste com ZAMAR, geralmente um ato de prostrar-se, ajoelhar-se em reverente adoração diante da presença majestosa do Senhor.

Refere-se a esperar em silêncio na presença do Senhor enquanto nossa atitude de coração é checada e Deus trabalha em nós.

Sl 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;”

Há tempos de gritarmos nossos louvores a plenos pulmões (Sl 100:1,2; Sl 149:6) e há tempos de nos aquietarmos em Sua presença.

Para alguns o louvor alto é ameaçador enquanto para outros o é o silêncioso, no entanto, não somos convidados a escolher nosso estilo. Todos precisamos apenas responder com todo nosso ser àquela impressão que o Espírito Santo gera em nosso espírito que é a verdadeira adoração.

6- TEHILLAH – cântico de louvor – uma canção de louvor – um termo técnico para uma canção que alegra a Deus - um salmo - o título do livro inteiro dos Salmos aparece na forma plural – TEHHILAM. É o  louvor por canção; cantar uma melodia que está no coração acrescentando palavras a mesma; cantar no espírito ou do espírito; um ode do espírito (poema para ser cantado de forma alegre). Refere-se a um canto não preparado ou ensaiado. Cantar o mesmo canto uma segunda vez seria ZAMAR .

TEHILLAH é mais que uma  forma de canção, é uma canção que está no nosso espírito.  

Refere-se ao cântico espontâneo, o “cântico novo”.

Refere-se aos salmos (tehillam) que os salmistas ouviram e dos quais se compôs o livro Tehillam.

* TEHILLAH é cantar no Espírito – em línguas ou não – Paulo escreveu:
I Co 14:15 “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei (psallo) com o espírito, mas também cantarei com a mente.”

Sl 40:3 “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor (tehillah) ao nosso Deus;”

TEHILLAH não é opcional, é um mandamento!

Sl 66:2 “Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor (tehillah).
8  Bendizei,  ó povos ,  o nosso Deus; fazei ouvir  a voz do seu louvor (tehillah)”
Nós ativamos a canção que há em nosso espírito

* TEHILLAH não deve ser uma rara exceção

Sl 34:1 “Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor (tehillah) estará sempre nos meus lábios.”

Deve haver um constante cântico no espírito em nós e precisamos cantá-lo ao Senhor.

No NT o mesmo pensamento é exposto

Ef 5:18,19 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”

Ser cheio com o Espírito é uma ação progressiva, no grego literal diz: “sendo cheios do Espirito”. Nossa canção não deve acabar nunca.

É aquele momento em que começamos a cantar um espontâneo. 

7- SHABACH  dirigir-se a em alto som, uma adoração alta, um grito. Proclamar com uma voz alta, o triunfo, o poder, a misericórdia e o amor de Deus.

Esta é uma celebração de júbilo, quando a alegria da congregação só pode ser expressada por gritos.

Deus se deleita na celebração, o VT está cheio de celebração, como lemos acima em Neemias e Esdras e tem em muitas outras passagens.

Sl 63:3 “Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (shabach)”

Sl 145:4  “Uma geração louvará (shabach) a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.”

Sl 47:1 “Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.”

Sl 35:27 “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”

7 passos subindo a montanha da presença de Deus

TOWDAH é o sacrificio de ações de graças, a decisão lógica de erguer as mãos ao Senhor que responde com fogo e nos leva a YADAH, a saudação de poder à manifestação do Senhor. Subimos então a HALAL, a celebração, o regozijo, quando nos tornamos como tolos diante do  Senhor, segue um passo então para ZAMAR, onde nossas vozes se juntam ao som dos instrumentos e somos unidos por um mesmo cântico. O próximo passo é BARAK, ficamos quietos e nos prostramos em adoração a Deus. Podemos então subir para TEHILLAH, quando liberamos a canção que está em nosso espírito que nos leva a BARACH, o grito de triunfo na presença de Deus.

Que o Senhor venha a cada dia nos ensinar como estar em Sua presença e como agradar ao Seus coração. Esse deve ser o nosso maior desejo.

Que o nosso maior desejo seja o de agradar o coração de Deus e não dos homens.

Deus te abençoe!

Pra Mariete Monteiro

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