Na leitura de hoje no livro de Neemias me deparei com um versículo que me chamou a atenção.
Neemias 12:43 E naquele dia contentes ofereceram grandes sacrifícios, pois Deus lhes enchera de grande alegria. As mulheres e as crianças também se alegravam, e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe.
Eles estavam muito felizes e estavam adorando ao Senhor e o som da alegria deles era ouvido de longe.
No livro de Esdras também podemos ler algo semelhante:
Esdras 3:11 Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: "Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre". E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.
A adoração em alta voz normalmente incomoda algumas pessoas. Muitos estranham quando estamos adorando em alta voz e gritos.
Gritar, bater palmas, pular, dançar...são expressões da adoração.
Eu não me torno um adorador por fazer essas coisas, mas através de gritos, palmas, levantar as mãos eu estou expressando naquele momento a alegria de estar na presença de Jesus e poder adorá-Lo.
Mas, a dúvida geralmente é: " Mas, existe um padrão para adorar? Se eu não sou extravagante não sou adorador?"
Sl 100:4 “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.”
Não deveríamos vir a Deus somente com problemas e pedidos, como fazemos na maioria das vezes, mas sim com LOUVOR
Sl 100:2 “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.”
Cântico = r@nanah= grito retumbante, brado (de alegria)
Cântico = r@nanah= grito retumbante, brado (de alegria)
Aqui nesse versículo quando diz " Apresentai-vos diante dele com cântico", está dizendo " Apresentai-vos diante dele com gritos, com brados de alegria".
Abaixo apresentarei sete palavras hebraicas que são passos que nós podemos dar para atrair a manifesta presença de Deus.
Modelo para subir a montanha da presença de Deus.
1- TOWDAH – ações de graça - um sacrifício de ações de graças que é demonstrado com o levantar das mãos em adoração e aceitação, com as mãos demonstramos agradecimento pelo que Deus já fez e pelo que ainda fará.
O cristão deve louvar a Deus em duas ocasiões: quando ele tem vontade de fazê-lo e quando ele não tem vontade de fazê-lo.
TOWDAH é quando nos animamos e nos alegramos naquilo que Deus nos prometeu mesmo que ainda não tenha acontecido e mesmo que não “estejamos sentindo” vontade de louvar a Deus.
TOWDAH – AÇÕES DE GRAÇAS – contém FÉ. Há uma EXPECTATIVA.
É o sacrifício de louvor - Adoramos porque Ele é digno
Sl 100:1-4 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Entrai por suas portas com ações de graças (towdah) e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças (yadah) e bendizei-lhe o nome.
Deus quer SACRIFÍCIO DE LOUVOR (TOWDAH), quando sentimos ou não vontade de fazê-lo, este sacrifício pode até ser acompanhado de gritos de triunfo e voz de alegria (vs.1 e 2)
Louvor NÃO tem como base nossas emoções ou sentimentos e SIM um entendimento de que ELE É DIGNO de nosso louvor
TOWDAH é o início lógico da adoração do cristão.
Levantar as mãos entre outros significa – necessidade e rendição
2 – YADAH – louvar com as mãos erguidas numa entrega total de si mesmo em adoração; confessar (o nome de Deus, pecado); agradecer. Carrega o significado de rendição absoluta como uma criança faz com o pai.
Nos sentimos mais fortes no espírito e com as mãos erguidas nos movemos da súplica para a saudação
YADAH é uma reação do homem a presença de Deus que respondeu ao sacrifício de ações de graças oferecido – TOWDAH – começamos a mover da mente para o coração
Sl 111:1 Aleluia! De todo o coração renderei graças (yadah) ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembléia.
3 – HALAL – celebração – brilhar, vangloriar-se, mostrar esplendor, louvar, celebrar, glorificar; mostrar-se como um tolo, agir como um louco
É o radical de aleluia – halal a Javé – Glória a Jeová
Sl 150
1 “Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
2 Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
3 Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
4 Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
5 Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
6 Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!”
Todas as vezes que aparece a palavra HALAL ela sugere que nós devemos celebrar, vangloriar-se no Senhor, mostrar-se como um louco, parecer um tolo na presença de Deus
Hoje tal tipo de comportamento é visto em estádios de futebol e em shows de cantores famosos, mas este pertence a Igreja quando em adoração ao Senhor
HALAL é uma expressão de louvor pública – precisamos mostrar esse louvor exuberante na congregação levando outros a desejarem adorar nosso Deus.
Nossa boca precisa se abrir em uma exuberante expressão de louvor a Deus, mesmo que isso nos faça parecer tolos.
E é o que muitos pensam quando estamos louvando, que somos tolo, loucos por agirmos dessa forma. Foi como Mical pensou de Davi, quando ele entrou na cidade com a arca, dançando e gritando de alegria. Mical não conseguiu entender aquela atitude de Davi e muitos também não conseguem nos entender.
E é o que muitos pensam quando estamos louvando, que somos tolo, loucos por agirmos dessa forma. Foi como Mical pensou de Davi, quando ele entrou na cidade com a arca, dançando e gritando de alegria. Mical não conseguiu entender aquela atitude de Davi e muitos também não conseguem nos entender.
Sl 63:5 “com júbilo (com voz de alegria, com cantico de jubilo, com voz de triunfo) nos lábios, a minha boca te louva (halal)”
4- ZAMAR – louvor melodioso – tocar as partes ou cordas de um instrumento; fazer música acompanhada pela voz; um dos verbos musicais para louvor no livro dos Salmo. Carrega a idéia de fazer música em louvor a Deus como no Salmo 92:1-3. Também significa tocar as cordas, e se refere a louvor que envolve adoração instrumental como no Salmo 150. É geralmente traduzida como “cantar louvores”
Davi inventou instrumentos e formou uma orquestra para tocar 24 horas diante do Senhor
Sl 144:9 “A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores”.
Sl 147:7 “Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores (zamar), ao som da harpa, ao nosso Deus
A música nos dá unidade de pensamento, sentimento, vocabulário e foco. Nos capacita a responder a Deus como uma unidade
2 Cr 5:13 “e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicais para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;”
5- BARAK – adoração – ajoelhar-se; bendizer a Deus como um ato de adoração; prostrar-se; louvar . Fisicamente aplicada significa ajoelhar-se com um reconhecimento no coração do fato de que Deus é o meu rei e que eu me rendo a Ele. Eu estou reconhecendo-O como Rei e Deus
Sl 95:6 “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos (barak) diante do SENHOR, que nos criou”
BARAK é um contraste com ZAMAR, geralmente um ato de prostrar-se, ajoelhar-se em reverente adoração diante da presença majestosa do Senhor.
Refere-se a esperar em silêncio na presença do Senhor enquanto nossa atitude de coração é checada e Deus trabalha em nós.
Sl 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;”
Há tempos de gritarmos nossos louvores a plenos pulmões (Sl 100:1,2; Sl 149:6) e há tempos de nos aquietarmos em Sua presença.
Para alguns o louvor alto é ameaçador enquanto para outros o é o silêncioso, no entanto, não somos convidados a escolher nosso estilo. Todos precisamos apenas responder com todo nosso ser àquela impressão que o Espírito Santo gera em nosso espírito que é a verdadeira adoração.
6- TEHILLAH – cântico de louvor – uma canção de louvor – um termo técnico para uma canção que alegra a Deus - um salmo - o título do livro inteiro dos Salmos aparece na forma plural – TEHHILAM. É o louvor por canção; cantar uma melodia que está no coração acrescentando palavras a mesma; cantar no espírito ou do espírito; um ode do espírito (poema para ser cantado de forma alegre). Refere-se a um canto não preparado ou ensaiado. Cantar o mesmo canto uma segunda vez seria ZAMAR .
TEHILLAH é mais que uma forma de canção, é uma canção que está no nosso espírito.
Refere-se ao cântico espontâneo, o “cântico novo”.
Refere-se aos salmos (tehillam) que os salmistas ouviram e dos quais se compôs o livro Tehillam.
* TEHILLAH é cantar no Espírito – em línguas ou não – Paulo escreveu:
I Co 14:15 “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei (psallo) com o espírito, mas também cantarei com a mente.”
Sl 40:3 “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor (tehillah) ao nosso Deus;”
TEHILLAH não é opcional, é um mandamento!
Sl 66:2 “Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor (tehillah).
8 Bendizei, ó povos , o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor (tehillah)”
Nós ativamos a canção que há em nosso espírito
* TEHILLAH não deve ser uma rara exceção
Sl 34:1 “Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor (tehillah) estará sempre nos meus lábios.”
Deve haver um constante cântico no espírito em nós e precisamos cantá-lo ao Senhor.
No NT o mesmo pensamento é exposto
Ef 5:18,19 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”
Ser cheio com o Espírito é uma ação progressiva, no grego literal diz: “sendo cheios do Espirito”. Nossa canção não deve acabar nunca.
É aquele momento em que começamos a cantar um espontâneo.
7- SHABACH – dirigir-se a em alto som, uma adoração alta, um grito. Proclamar com uma voz alta, o triunfo, o poder, a misericórdia e o amor de Deus.
É aquele momento em que começamos a cantar um espontâneo.
7- SHABACH – dirigir-se a em alto som, uma adoração alta, um grito. Proclamar com uma voz alta, o triunfo, o poder, a misericórdia e o amor de Deus.
Esta é uma celebração de júbilo, quando a alegria da congregação só pode ser expressada por gritos.
Deus se deleita na celebração, o VT está cheio de celebração, como lemos acima em Neemias e Esdras e tem em muitas outras passagens.
Sl 63:3 “Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (shabach)”
Sl 145:4 “Uma geração louvará (shabach) a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.”
Sl 47:1 “Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.”
Sl 35:27 “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”
7 passos subindo a montanha da presença de Deus
TOWDAH é o sacrificio de ações de graças, a decisão lógica de erguer as mãos ao Senhor que responde com fogo e nos leva a YADAH, a saudação de poder à manifestação do Senhor. Subimos então a HALAL, a celebração, o regozijo, quando nos tornamos como tolos diante do Senhor, segue um passo então para ZAMAR, onde nossas vozes se juntam ao som dos instrumentos e somos unidos por um mesmo cântico. O próximo passo é BARAK, ficamos quietos e nos prostramos em adoração a Deus. Podemos então subir para TEHILLAH, quando liberamos a canção que está em nosso espírito que nos leva a BARACH, o grito de triunfo na presença de Deus.
Que o Senhor venha a cada dia nos ensinar como estar em Sua presença e como agradar ao Seus coração. Esse deve ser o nosso maior desejo.
Que o nosso maior desejo seja o de agradar o coração de Deus e não dos homens.
Que o nosso maior desejo seja o de agradar o coração de Deus e não dos homens.
Deus te abençoe!
Pra Mariete Monteiro
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