quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sonda o meu coração

Sl 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 

Versão Nova Bíblia Viva - Salmos 139:23-24 - "Examine-me, ó Deus, e conheça o meu coração! Ponha os meus pensamentos e emoções à prova, tome conhecimento de tudo! Veja se há em mim algum caminho mau e oriente-me para que eu ande pelo caminho da vida eterna."


Enquanto estou digitando estes versos, estou aqui me deliciando com eles, que coisa mais linda, é exatamente assim que deve ser a nossa oração diante do Pai.


Na segunda-feira escrevi que precisamos guardar nosso coração como uma jóia preciosa, ontem escrevi sobre o cuidado que devemos ter com nosso coração, pois a Palavra diz que "enganoso é o coração do homem".


Continuando escrevendo sobre nossas emoções, nossos sentimentos, percebemos a preocupação do salmista em pedir ao Senhor que sondasse, que examinasse seu coração, para ver se havia algo mau, por que ele pede isso ao Pai? Porque ele sabe que enganoso é o coração do homem, e ele sabe que nosso coração deve estar bem guardado.


Sondar = procurar, examinar, buscar, pesquisar, investigar, esquadrinhar, explorar, examinar detalhadamente.


O Salmista pede que o Senhor investigue cada área de sua alma, para ver se Ele encontra algo que não está de acordo com a vontade do Senhor e ele pede para que o Senhor o oriente a andar pelo caminho da vida eterna, ou seja, ele quis dizer o seguinte: "Eu estou disposto a obedecer, a abandonar as minhas vontades, a abandonar a tudo aquilo que não Te agrada Senhor, porque o que eu anseio de verdade é a vida eterna."


Quando o salmista faz essa oração, ele está permitindo que o Senhor entre naquelas áreas trancadas e escuras da nossa alma que não permitimos ninguém entrar. Nas áreas ocultas que só nós sabemos que existem e é claro que Deus também sabe, mas Ele só entra quando dizemos: "Entra Senhor, examina, mostra o que está errado, faz uma limpeza Senhor, uma faxina Senhor..."


Essa é uma oração de um apaixonado por Jesus, de uma pessoa que anseia agradar o coração do Pai.


Não é qualquer um que tem coragem de fazer uma oração como esta que o salmista fez, é uma oração de uma pessoa corajosa e ousada.


É uma oração de uma pessoa que está disposta a abandonar todos os seu pecados e trocar por uma vida de santidade.


É a oração de uma pessoa que não está se importando com o seu "EU", mas se importando exclusivamente com Jesus, em agradá-lo.


Por que o salmista pede para o Senhor sondar o seu coração? Porque ele sabe que só Deus conhece nosso coração, só Deus sabe o que se passa no mais íntimo do nosso ser, Ele conhece todos os nossos pensamentos e sentimentos, ele sabe de cada lágrima que derramamos, de cada dor que sentimos, portanto, o único e não há absolutamente outro que possa nos sondar, nos examinar e nos levar ao caminho eterno, é Jesus.


Sl 139:1-4 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.  Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. 


Quando fazemos uma oração como esta precisamos estar dispostos a obedecer e a fazer o que o Senhor irá nos mostrar e nos desviarmos daquilo que é mau. Quando pedimos o Senhor mostra.


Um detalhe muito importante: O salmista não está dizendo "sonda o coração do meu marido, da minha esposa, do meu chefe, do meu pai, da minha mãe, do meu filho, ELE ESTÁ DIZENDO: SONDA O MEU CORAÇÃO".


Que o Senhor possa sondar nossos corações hoje e nos mostrar o que há de errado e fazer uma grande limpeza em nossa alma. Amém!


Não tenha medo de fazer essa oração, seja ousado. 


Deus tem o melhor para você.


Deus te abençoe!


Música : Sonda-me Aline Barros e Robson Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário