Apocalipse 1:6 E nos fez reis
e sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre.
Amém.
Exercer nosso sacerdócio - ministrar ao Senhor
Precisamos exercer diariamente nosso sacerdócio.
Na história de Ester vemos uma mulher que através de sua obediência se
tornou rainha.
Jesus nos tornou reis e sacerdotes. Precisamos exercer nosso papel.
Na história de Marta e Maria vemos duas mulheres: Maria que escolheu a
melhor parte que foi aos pés de Jesus e Marta que estava ocupada demais com seu
afazeres e não tinha como estar aos pés de Jesus.
Quantas pessoas têm perdido tempo com seus muitos afazeres e não tem
estado aos pés de Jesus.
Nossos muito afazeres tem nos impedido de exercer nosso sacerdócio
diante do Senhor.
Quanto tempo temos investidos no nosso sacerdócio em nosso dia a dia?
Qual tem sido nossa prioridade? Nosso serviço, nosso ministério ou nosso
sacerdócio?
Nossa preocupação maior tem sido chamar atenção de Deus ou de homens?
Um sacerdote não pode servir até estar no lugar apropriado para o seu
serviço
Para o sacerdote cristão este lugar é A PRESENÇA DO SENHOR
Sl 100:4 “Entrai por suas
portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe
graças e bendizei-lhe o nome.”
Não deveríamos vir a Deus somente com problemas e pedidos, como fazemos
na maioria das vezes, mas sim com LOUVOR
Sl 100:2 “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante
dele com cântico.” r@nanah= grito retumbante, brado (de alegria)
O sacerdote do Senhor é um servo do Senhor, nós ministramos ao povo em
nome do Senhor
É impossível separar o sacerdote do serviço
II Co 5:18-20 E
tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e
nos deu o ministério da reconciliação;
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo
o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
Entretanto nós negligenciamos que PRIMEIRO E ACIMA DE TUDO somos
ADORADORES, nosso louvor e adoração é mais importante para Deus que qualquer
serviço.
Mt 4:10 “Então, disse-lhe
Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só
a ele servirás.”
Esta foi a citação de Jesus que deu fim a tentação e se tornou o padrão
de vida para nós cristãos, sacerdotes do Senhor – ADORAÇÃO PRIMEIRO, SERVIÇO
SEGUNDO.
Abaixo apresentarei sete palavras hebraicas que são passos que nós
sacerdotes, podemos dar para atrair a manifesta presença de Deus.
Modelo para subir a montanha da presença de Deus.
1- TOWDAH – ações de graça - um sacrifício de ações de graças que é demonstrado com o levantar das
mãos em adoração e aceitação, com as mãos demonstramos agradecimento pelo que
Deus já fez e pelo que ainda fará.
O sacerdote cristão deve louvar a Deus em duas ocasiões: quando
ele tem vontade de fazê-lo e quando ele não tem vontade de fazê-lo.
TOWDAH é quando nos animamos e nos alegramos naquilo que Deus nos
prometeu mesmo que ainda não tenha acontecido e mesmo que não “estejamos
sentindo” vontade de louvar a Deus.
TOWDAH – AÇÕES DE GRAÇAS – contém FÉ. Há uma EXPECTATIVA.
É o sacrifício de louvor - Adoramos porque Ele é digno
Sl 100:1-4 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as
terras.
Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos
diante dele com cântico.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e
dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Entrai por suas portas com ações de graças
(towdah) e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças
(yadah) e bendizei-lhe o nome.
Deus quer SACRIFÍCIO DE LOUVOR (TOWDAH), quando sentimos ou não vontade
de fazê-lo, este sacrifício pode até ser acompanhado de gritos de triunfo e voz
de alegria (vs.1 e 2)
Louvor NÃO tem como base nossas emoções ou
sentimentos e SIM um entendimento de que ELE É DIGNO de nosso louvor
TOWDAH é o início lógico da adoração do sacerdote crente
Levantar as mãos entre outros significa – necessidade e rendição
2 – YADAH – louvar com as mãos
erguidas numa entrega total de si mesmo em adoração; confessar (o nome de Deus,
pecado); agradecer. Carrega o significado de rendição absoluta como uma criança
faz com o pai.
Nos sentimos mais fortes no espírito e com as mãos erguidas nos movemos
da súplica para a saudação
YADAH é uma reação do homem a presença de Deus que respondeu ao
sacrifício de ações de graças oferecido – TOWDAH – começamos a mover da mente
para o coração
Sl 111:1 Aleluia! De todo o
coração renderei graças (yadah) ao SENHOR, na companhia dos justos e na
assembléia.
3 – HALAL – celebração – brilhar,
vangloriar-se, mostrar esplendor, louvar, celebrar, glorificar; mostrar-se como
um tolo, agir como um louco
É o radical de aleluia – halal a Javé – Glória a Jeová
Sl 150
1 “Aleluia! Louvai a
Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
2 Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua
muita grandeza.
3 Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
4 Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de
cordas e com flautas.
5 Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos
retumbantes.
6 Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!”
Todas as vezes que aparece a palavra HALAL ela sugere que nós devemos
celebrar, vangloriar-se no Senhor, mostrar-se como um louco, parecer um tolo na
presença de Deus
Hoje tal tipo de comportamento é visto em estádios
de futebol e em shows de cantores famosos, mas este pertence a Igreja quando em
adoração ao Senhor
HALAL é uma expressão de louvor pública – precisamos mostrar esse louvor
exuberante na congregação levando outros a desejarem adorar nosso Deus.
Nossa boca precisa se abir em uma exuberante expressão de louvor a Deus,
mesmo que isso nos faça parecer tolos.
Sl 63:5 “com júbilo (com voz
de alegria, com cantico de jubilo, com voz de triunfo) nos lábios, a minha boca
te louva (halal)”
4- ZAMAR – louvor melodioso – tocar as partes ou
cordas de um instrumento; fazer música acompanhada pela voz; um dos verbos
musicais para louvor no livro dos Salmo. Carrega a idéia de fazer música em
louvor a Deus como no Salmo 92:1-3. Também significa tocar as cordas, e se
refere a louvor que envolve adoração instrumental como no Salmo 150. É
geralmente traduzida como “cantar louvores”
Davi inventou instrumentos e formou uma orquestra para tocar 24 horas
diante do Senhor
Sl 144:9 “A ti, ó Deus,
entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores”.
Sl 147:7 “Cantai ao SENHOR com
ações de graças; entoai louvores (zamar), ao som da harpa, ao nosso Deus
A música nos dá unidade de pensamento, sentimento, vocabulário e foco.
Nos capacita a responder a Deus como uma unidade
2 Cr 5:13 “e quando em
uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir,
para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com
trombetas, címbalos e outros instrumentos músicais para louvarem o SENHOR,
porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu
que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;”
5- BARAK – adoração – ajoelhar-se; bendizer a Deus como um ato de adoração; prostrar-se;
louvar . Fisicamente aplicada significa ajoelhar-se com um reconhecimento no
coração do fato de que Deus é o meu rei e que eu me rendo a Ele. Eu estou
reconhecendo-O como Rei e Deus
Sl 95:6 “Vinde, adoremos e
prostremo-nos; ajoelhemos (barak) diante do SENHOR, que nos criou”
BARAK é um contraste com ZAMAR, geralmente um ato de prostrar-se,
ajoelhar-se em reverente adoração diante da presença majestosa do Senhor.
Refere-se a esperar em silêncio na presença do Senhor enquanto nossa
atitude de coração é checada e Deus trabalha em nós.
Sl 46:10 “Aquietai-vos e sabei
que eu sou Deus;”
Há tempos de gritarmos nossos louvores a plenos pulmões (Sl 100:1,2; Sl 149:6) e há tempos de nos
aquietarmos em Sua presença.
Para alguns o louvor alto é ameaçador enquanto para outros o é o
silêncioso, no entanto, não somos convidados a escolher nosso estilo. Todos
precisamos apenas responder com todo nosso ser àquela impressão que o Espírito
Santo gera em nosso espírito que é a verdadeira adoração.
6- TEHILLAH – cântico de louvor – uma canção de louvor – um termo técnico para uma canção que alegra a
Deus - um salmo - o título do livro inteiro dos Salmos aparece na forma plural
– TEHHILAM. É o louvor por canção; cantar uma melodia que está no coração
acrescentando palavras a mesma; cantar no espírito ou do espírito; um ode do
espírito (poema para ser cantado de forma alegre). Refere-se a um canto não
preparado ou ensaiado. Cantar o mesmo canto uma segunda vez seria ZAMAR .
TEHILLAH é mais que uma forma de canção, é uma canção que está no
nosso espírito.
Refere-se ao cântico espontâneo, o “cântico novo”.
Refere-se aos salmos (tehillam) que os salmistas ouviram e dos quais se
compôs o livro Tehillam.
* TEHILLAH é cantar no Espírito – em línguas ou não – Paulo escreveu:
I Co 14:15 “Que farei, pois?
Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei (psallo) com o
espírito, mas também cantarei com a mente.”
Sl 40:3 “E me pôs nos lábios
um novo cântico, um hino de louvor (tehillah) ao nosso Deus;”
TEHILLAH não é opcional, é um mandamento!
Sl 66:2 “Salmodiai a glória
do seu nome, dai glória ao seu louvor (tehillah).
8 Bendizei, ó
povos , o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor (tehillah)”
Nós ativamos a canção que há em nosso espírito
* TEHILLAH não deve ser uma rara exceção
Sl 34:1 “Bendirei o SENHOR em
todo o tempo, o seu louvor (tehillah) estará sempre nos meus lábios.”
Deve haver um constante cântico no espírito do sacerdote e nós
precisamos cantá-lo ao Senhor.
No NT o mesmo pensamento é exposto
Ef 5:18,19 “E não vos
embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com
hinos e cânticos espirituais”
Ser cheio com o Espírito é uma ação progressiva, no grego literal diz: “sendo cheios do Espirito”. Nossa canção não deve acabar nunca.
7- SHABACH – dirigir-se a em alto som, uma adoração alta, um grito. Proclamar com uma
voz alta, sem vergonha a glória, o triunfo, o poder, a misericórdia e o amor de
Deus.
Esta é uma celebração de júbilo, quando a alegria da congregação só pode
ser expressada por gritos.
Deus se deleita na celebração, o VT está cheio de celebração.
Sl 63:3 “Porque a tua graça é
melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (shabach)”
Sl 145:4 “Uma geração louvará
(shabach) a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.”
Sl 47:1 “Batei palmas, todos
os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.”
Sl 35:27 “Cantem de júbilo e
se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja
o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”
7 passos subindo a montanha da presença de Deus
TOWDAH é o sacrificio de
ações de graças, a decisão lógica de erguer as mãos ao Senhor que responde com
fogo e nos leva a YADAH, a saudação de poder à manifestação do Senhor. Subimos então a HALAL, a celebração, o regozijo, quando nos
tornamos como tolos diante do Senhor, segue um passo então para ZAMAR, onde nossas vozes se
juntam ao som dos instrumentos e somos unidos por um mesmo cântico. O próximo
passo é BARAK, ficamos quietos e nos prostramos em adoração a Deus. Podemos então subir
para TEHILLAH, quando liberamos a canção que está em nosso espírito que nos leva a BARACH, o grito de triunfo na
presença de Deus.
Que o Senhor venha a cada dia nos ensinar como estar em Sua presença e
como agradar ao Seus coração. Esse deve ser o nosso maior desejo.
Deus te abençoe!
Mariete Monteiro
Música: Santo - Nívea Soares
Esse texto de hoje foi muito especial...engraçado que conforme fui lendo uma alegria foi sendo gerada no meu coração...Comecei lendo e terminei adorando...Bom é adorar o nosso Deus, porque Ele é digno!!!
ResponderExcluir