sexta-feira, 4 de maio de 2012

Adoração - Padrão Bíblico


Apocalipse 1:6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém. 

Exercer nosso sacerdócio - ministrar ao Senhor 

Precisamos exercer diariamente nosso sacerdócio.

Na história de Ester vemos uma mulher que através de sua obediência se tornou rainha.

Jesus nos tornou reis e sacerdotes. Precisamos exercer nosso papel.

Na história de Marta e Maria vemos duas mulheres: Maria que escolheu a melhor parte que foi aos pés de Jesus e Marta que estava ocupada demais com seu afazeres e não tinha como estar aos pés de Jesus.

Quantas pessoas têm perdido tempo com seus muitos afazeres e não tem estado aos pés de Jesus.

Nossos muito afazeres tem nos impedido de exercer nosso sacerdócio diante do Senhor.

Quanto tempo temos investidos no nosso sacerdócio em nosso dia a dia?

Qual tem sido nossa prioridade? Nosso serviço, nosso ministério ou nosso sacerdócio?

Nossa preocupação maior tem sido chamar atenção de Deus ou de homens?


Um sacerdote não pode servir até estar no lugar apropriado para o seu serviço
Para o sacerdote cristão este lugar é A PRESENÇA DO SENHOR

Sl 100:4 “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.”

Não deveríamos vir a Deus somente com problemas e pedidos, como fazemos na maioria das vezes, mas sim com LOUVOR

Sl 100:2 “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” r@nanah= grito retumbante, brado (de alegria)  

O sacerdote do Senhor é um servo do Senhor, nós ministramos ao povo em nome do Senhor
É impossível separar o sacerdote do serviço

II Co 5:18-20 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.  
Entretanto nós negligenciamos que PRIMEIRO E ACIMA DE TUDO somos ADORADORES, nosso louvor e adoração é mais importante para Deus que qualquer serviço.

Mt 4:10 “Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.”

Esta foi a citação de Jesus que deu fim a tentação e se tornou o padrão de vida para nós cristãos, sacerdotes do Senhor – ADORAÇÃO PRIMEIRO, SERVIÇO SEGUNDO. 

Abaixo apresentarei sete palavras hebraicas que são passos que nós sacerdotes, podemos dar para atrair a manifesta presença de Deus.


Modelo para subir a montanha da presença de Deus.

1- TOWDAH – ações de graça - um sacrifício de ações de graças que é demonstrado com o levantar das mãos em adoração e aceitação, com as mãos demonstramos agradecimento pelo que Deus já fez e pelo que ainda fará.
 O sacerdote cristão deve louvar a Deus em duas ocasiões: quando ele tem vontade de fazê-lo e quando ele não tem vontade de fazê-lo.

TOWDAH é quando nos animamos e nos alegramos naquilo que Deus nos prometeu mesmo que ainda não tenha acontecido e mesmo que não “estejamos sentindo” vontade de louvar a Deus.
TOWDAH – AÇÕES DE GRAÇAS – contém FÉ. Há uma EXPECTATIVA.

É o sacrifício de louvor - Adoramos porque Ele é digno

Sl 100:1-4  Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
     Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
     Entrai por suas portas com ações de graças (towdah)  e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças (yadah) e bendizei-lhe o nome.

Deus quer SACRIFÍCIO DE LOUVOR (TOWDAH), quando sentimos ou não vontade de fazê-lo, este sacrifício pode até ser acompanhado de gritos de triunfo e voz de alegria (vs.1 e 2)

Louvor NÃO tem como base nossas emoções ou sentimentos e SIM um entendimento de que ELE É DIGNO de nosso louvor

TOWDAH é o início lógico da adoração do sacerdote crente

Levantar as mãos entre outros significa – necessidade e rendição

2 – YADAH  louvar com as mãos erguidas numa entrega total de si mesmo em adoração; confessar (o nome de Deus, pecado); agradecer. Carrega o significado de rendição absoluta como uma criança faz com o pai.

Nos sentimos mais fortes no espírito e com as mãos erguidas nos movemos da súplica para a saudação

YADAH é uma reação do homem a presença de Deus que respondeu ao sacrifício de ações de graças oferecido – TOWDAH – começamos a mover da mente para o coração

Sl 111:1 Aleluia! De todo o coração renderei graças (yadah) ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembléia.

3 – HALAL – celebração – brilhar, vangloriar-se, mostrar esplendor, louvar, celebrar, glorificar; mostrar-se como um tolo, agir como um louco

É o radical de aleluia – halal a Javé – Glória a Jeová
 Sl 150
1  “Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
2  Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
3  Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
4  Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
5  Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
6  Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!”

Todas as vezes que aparece a palavra HALAL ela sugere que nós devemos celebrar, vangloriar-se no Senhor, mostrar-se como um louco, parecer um tolo na presença de Deus

Hoje tal tipo de comportamento é visto em estádios de futebol e em shows de cantores famosos, mas este pertence a Igreja quando em adoração ao Senhor

HALAL é uma expressão de louvor pública – precisamos mostrar esse louvor exuberante na congregação levando outros a desejarem adorar nosso Deus.

Nossa boca precisa se abir em uma exuberante expressão de louvor a Deus, mesmo que isso nos faça parecer tolos.

Sl 63:5 “com júbilo (com voz de alegria, com cantico de jubilo, com voz de triunfo) nos lábios, a minha boca te louva (halal)”

4- ZAMAR – louvor melodioso – tocar as partes ou cordas de um instrumento; fazer música acompanhada pela voz; um dos verbos musicais para louvor no livro dos Salmo. Carrega a idéia de fazer música em louvor a Deus como no Salmo 92:1-3. Também significa tocar as cordas, e se refere a louvor que envolve adoração instrumental como no Salmo 150. É geralmente traduzida como “cantar louvores” 

Davi inventou instrumentos e formou uma orquestra para tocar 24 horas diante do Senhor

Sl 144:9 “A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores”.

Sl 147:7 “Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores (zamar), ao som da harpa, ao nosso Deus

A música nos dá unidade de pensamento, sentimento, vocabulário e foco. Nos capacita a responder a Deus como uma unidade

2 Cr 5:13 “e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicais para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;”

5- BARAK – adoração – ajoelhar-se; bendizer a Deus como um ato de adoração; prostrar-se; louvar . Fisicamente aplicada significa ajoelhar-se com um reconhecimento no coração do fato de que Deus é o meu rei e que eu me rendo a Ele. Eu estou reconhecendo-O como Rei e Deus

Sl 95:6 “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos (barak) diante do SENHOR, que nos criou”

BARAK é um contraste com ZAMAR, geralmente um ato de prostrar-se, ajoelhar-se em reverente adoração diante da presença majestosa do Senhor.

Refere-se a esperar em silêncio na presença do Senhor enquanto nossa atitude de coração é checada e Deus trabalha em nós.

Sl 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;”

Há tempos de gritarmos nossos louvores a plenos pulmões (Sl 100:1,2; Sl 149:6) e há tempos de nos aquietarmos em Sua presença.

Para alguns o louvor alto é ameaçador enquanto para outros o é o silêncioso, no entanto, não somos convidados a escolher nosso estilo. Todos precisamos apenas responder com todo nosso ser àquela impressão que o Espírito Santo gera em nosso espírito que é a verdadeira adoração.

6- TEHILLAH – cântico de louvor – uma canção de louvor – um termo técnico para uma canção que alegra a Deus - um salmo - o título do livro inteiro dos Salmos aparece na forma plural – TEHHILAM. É o  louvor por canção; cantar uma melodia que está no coração acrescentando palavras a mesma; cantar no espírito ou do espírito; um ode do espírito (poema para ser cantado de forma alegre). Refere-se a um canto não preparado ou ensaiado. Cantar o mesmo canto uma segunda vez seria ZAMAR .

TEHILLAH é mais que uma  forma de canção, é uma canção que está no nosso espírito.  

Refere-se ao cântico espontâneo, o “cântico novo”.

Refere-se aos salmos (tehillam) que os salmistas ouviram e dos quais se compôs o livro Tehillam.

* TEHILLAH é cantar no Espírito – em línguas ou não – Paulo escreveu:
I Co 14:15 “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei (psallo) com o espírito, mas também cantarei com a mente.”

Sl 40:3 “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor (tehillah) ao nosso Deus;”

TEHILLAH não é opcional, é um mandamento!

Sl 66:2 “Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor (tehillah).
8  Bendizei,  ó povos ,  o nosso Deus; fazei ouvir  a voz do seu louvor (tehillah)”
Nós ativamos a canção que há em nosso espírito

* TEHILLAH não deve ser uma rara exceção

Sl 34:1 “Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor (tehillah) estará sempre nos meus lábios.”

Deve haver um constante cântico no espírito do sacerdote e nós precisamos cantá-lo ao Senhor.

No NT o mesmo pensamento é exposto

Ef 5:18,19 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”

Ser cheio com o Espírito é uma ação progressiva, no grego literal diz: “sendo cheios do Espirito”. Nossa canção não deve acabar nunca.

7- SHABACH  dirigir-se a em alto som, uma adoração alta, um grito. Proclamar com uma voz alta, sem vergonha a glória, o triunfo, o poder, a misericórdia e o amor de Deus.

Esta é uma celebração de júbilo, quando a alegria da congregação só pode ser expressada por gritos.

Deus se deleita na celebração, o VT está cheio de celebração.

Sl 63:3 “Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (shabach)”

Sl 145:4  “Uma geração louvará (shabach) a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.”

Sl 47:1 “Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.”

Sl 35:27 “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”

7 passos subindo a montanha da presença de Deus

TOWDAH é o sacrificio de ações de graças, a decisão lógica de erguer as mãos ao Senhor que responde com fogo e nos leva a YADAH, a saudação de poder à manifestação do Senhor. Subimos então a HALAL, a celebração, o regozijo, quando nos tornamos como tolos diante do  Senhor, segue um passo então para ZAMAR, onde nossas vozes se juntam ao som dos instrumentos e somos unidos por um mesmo cântico. O próximo passo é BARAK, ficamos quietos e nos prostramos em adoração a Deus. Podemos então subir para TEHILLAH, quando liberamos a canção que está em nosso espírito que nos leva a BARACH, o grito de triunfo na presença de Deus.

Que o Senhor venha a cada dia nos ensinar como estar em Sua presença e como agradar ao Seus coração. Esse deve ser o nosso maior desejo.

Deus te abençoe!

Mariete Monteiro

Música: Santo - Nívea Soares


Um comentário:

  1. Esse texto de hoje foi muito especial...engraçado que conforme fui lendo uma alegria foi sendo gerada no meu coração...Comecei lendo e terminei adorando...Bom é adorar o nosso Deus, porque Ele é digno!!!

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